quarta-feira, 2 de maio de 2007

O Boletim na net!!!

Segunda-feira, Maio 15, 2006

Nesta Edição
Passaram três meses desde a última edição deste boletim, naquela altura com 150 exemplares, que se esgotou após algumas semanas junto dos trabalhadores do CSS, sócios, membros da direcção, assim como pelos parceiros sociais, e outras instituições públicas e privadas.Não esquecendo que nos encontramos no mês da revolução dos cravos, aproveitamos para mencionar a importância do aparecimento e crescimento de programas sócio comunitário como o Interagir. Pois os valores sociais imergentes da vontade de fomentar um novo Portugal após Abril, como a inclusão social, a justiça social, a igualdade de oportunidades entre géneros, são, para citar alguns exemplos, causas com as quais o Interagir está presente.Nesta edição está patente um novo investimento para informar o meio que nos circunda.
Em primeiro lugar temos uma entrevista com o Director Técnico do CSS, José Ricardo, com o objectivo de dar a conhecer os antecedentes do Projecto Interagir, dando assim a conhecer factos correspondentes à fase de candidatura ao Eixo 5 do POEFDS.
Depois temos um artigo de Joana Rebelo (Conselheira Psicossocial) explanando o que tem sido a intervenção sócio comunitária nos CSS, e nos Conjuntos Habitacionais. Tendo em linha de conta essa história de contornos telúricos, decidimos colocar um historial com as acções que foram desenvolvidas desde o início do Interagir. Mas antes de finalizar temos um artigo sobre uma acção muito importante a implementar no Conjunto Habitacional das Areias, os Grupos de Auto Ajuda para toxicodependentes em recuperação e ex – toxicodependentes a partir de 17 de Maio.Esperemos que dentro de três meses ou menos nos possamos voltar a encontrar!
A Equipa do Projecto Interagir

Entrevista com José Ricardo – Director Técnico do CSS
Info Interagir (IF)_ Quando foi que o CSS se lançou no desafio de se candidatar aos projectos co – financiados pelos fundos europeus?

José Ricardo – Director Técnico (JR)_ Desde 1999 que nos candidatamos a projectos co – financiados apesar da maioria não ter sido aprovada. Salvo alguma omissão, candidatámo-nos aos seguintes programas: a) Empresa de Inserção, que é um Programa co – financiado que se destina à inserção de pessoas com dificuldades de emprego. Como sabem este projecto foi aprovado e terminará em Setembro de 2006. b) Programa “Ser Criança”, com o objectivo de apoiar crianças com idades superiores aos 12 anos. Esta candidatura não foi aprovada com a justificação de que se podia confundir com o nosso ATL1º Ciclo. c) Programa “Horizontes 2000” com o objectivo de fazer formação profissional a Beneficiários do Rendimento Mínimo. d) Programa PAII, cuja candidatura foi reconhecida pelo Dr Edmundo Martinho como muito meritória mas não teve verba por não ser prioritária. Era uma candidatura destinada a melhorar a qualidade de vida dos idosos e não apenas os cuidados básicos. f) Programa “Escolhas – 2ª Geração” no sentido de trabalhar com as crianças dos bairros socais. g) Ao Clique Solidário que está em funcionamento e que se destina a combater a promover a infoinclusão. h) Ao Eixo 5 do POEFDS com o projecto “Rigaretni – Interagir”, em funcionamento.

IF_ Quanto tempo demorou o planeamento da candidatura e a decisão da mesma, por parte do POEFDS?

JR_ O Planeamento da candidatura demorou pouco mais de 1 mês, aproveitando a experiência de anteriores candidaturas. A nossa candidatura foi apresentada em ( ) e a decisão de aprovação é de Julho de 2005.

IF_ Como reagiram os parceiros sociais e as instituições do campo social ao avanço para uma candidatura a um programa de intervenção social?

JR_ A nossa candidatura foi bem acolhida pelas outras IPSS que connosco fazem parte da comissão executiva da Rede Social. Aliás, no desenrolar do projecto, a equipa do Interagir já teve a composição disso mesmo.

IF_ E qual foi a reacção dos sócios, e dos trabalhadores?

JR_ Os associados ainda não estão informados minimamente sobre o projecto excepto os utilizadores que têm o interesse em ler a propaganda ao dispor.Os trabalhadores foram, em número significativo; à apresentação do projecto. Contudo, não me parece que a equipa do projecto esteja a fazer todo o possível para “engajar” os trabalhadores na sua acção.

IF- Tendo em conta a dimensão actual da Instituição é possível dar continuidade a novos projectos?

JR_ Não só é possível como nossa obrigação. O desenvolvimento social que a nossa Instituição preconiza tem uma perspectiva global e integrada, devendo tocar todas as áreas de vida para ter algum efeito. Como diz o provérbio chinês, é preciso ensinar as pessoas a pescar. Não basta apoiar as famílias com mensalidades reduzidas é necessário que os pais tenham formação profissional e melhores empregos.

O Interagir com a comunidade – Joana Rebelo
Em Outubro de 2006 é aprovado o projecto Interagir, para o Centro Social de Soutelo, co – financiado pelo Fundo Social Europeu, sob a alçada do POEFDS.
Uma batalha estava ganha, mas não a guerra. Foi criada uma equipa de intervenção para agarrar o projecto, que serve o grande propósito de Apoio ao Desenvolvimento Social e Comunitário, actuando em três áreas, sendo uma delas a Melhoria de Competências Pessoais e Sociais, sob a responsabilidade de Joana Rebelo (Conselheira Psicossocial).
Depois de traçar os objectivos, era urgente trabalhar no terreno; estar nos bairros e sentir as necessidades das pessoas, de modo a torná-las elementos activos no aperfeiçoamento da sua qualidade de vida.
No entanto, não fomos directamente para os Conjuntos Habitacionais, mas realizamos trabalhos experimentais, no fundo, parcerias urgentes, com a Equipa Cultural do CSS, entretanto uma cooperação alargada a outras instituições.Com o objectivo de promover a cidadania, a Equipa Interagir, a Equipa Cultural de CSS, e o Centro de Saúde de Rio Tinto, sob a responsabilidade do Dr. Nápoles, apoiado pela equipa de enfermagem, liderada pelo Enfermeiro Lima; organizamos três acções denominadas Dias da Saúde, a 13 de Dezembro no CSS, 17 de Janeiro no Conjunto Habitacional da Ponte e a 24 de Janeiro no Conjunto Habitacional das Areias.
Aproveitando os recursos da “casa”, realizamos a 24 e 25 de Novembro, uma Venda de Natal com peças, elaboradas com muito carinho pelos idosos do Centro de Dia e Centro de Convívio do CSS.Aproximando-se o Natal e as longas listas de sonhos de muitas crianças desfavorecidas, juntamo-nos ao Hipermercado Feira Nova numa recolha de brinquedos de 5 a 9 de Dezembro, da qual resultou a angariação de 1500 brinquedos que tornaram mais brilhante o Natal de Crianças de uma série de Instituições Sociais do Município de Gondomar e Porto.
Na fase inicial de intervenção, a parceria com a Equipa Cultural do CSS, surge como grande impulsionadora das actividades principiantes do projecto; resultou dessa cooperação estratégica uma série de mostras de Artesanato – que decorrem pontualmente no CSS. Tendo sempre presente o grande objectivo de não deixar “cair” no esquecimento uma arte tradicional, um trabalho manual tão valioso e cada vez mais raro, dos nossos artesãos. Com maravilhosos elementos decorativos surge a Mostra de Artesanato: Vidro, da Marinha Grande (29 e 30 de Novembro), uma mostra de produtos da Artefosco, empresa do Sr. Licínio; de fazer crescer água na boca segue-se a mostra de Sabores Regionais da Serra da Estrela (23 e 24 de Fevereiro), com a participação do Sr. José João; no passado um mês, nos dias 22 e 23 de Março tivemos a oportunidade de aprender com o Artesão António Jorge e esposa a trabalhar os Couros, Metais e Madeiras, título da nova exposição.
A acompanhar estas iniciativas, o Projecto Interagir realizou sessões de informação e divulgação, com início no dia 24 de Fevereiro, encetadas pela acção de divulgação da Associação Nacional de Direito ao Crédito, com a Dr. Marta Mucha; no mesmo dia o Sr. José João realizou uma Acção de Formação sobre o associativismo cooperativo, e a experiência de criar o próprio emprego; no dia 16 de Março a Dr.ª Susana Mota da CIDM apresentou a Acção de Informação Violência Doméstica.
No passado mês de Janeiro, realizamos em parceria com o Grupo de Teatro do CSS – Coragem, dois Workshops, sobre o Teatro do Oprimido, com a orientação de José Soeiro.
Futuramente iremos realizar um Workshop sobre a Reinserção Social e Toxicodependências com o Dr. Jorge Barbosa, do IDT a 21 de Abril.
No Apoio à Família, foi desenvolvida a primeira sessão dos Encontros ao Serão, com o tema “Insucesso escolar: Causas e Estratégias” a 17 de Fevereiro com os pais dos jovens que frequentam o ATL do 2º e 3º Ciclo do CSS.
O Apoio Psicossocial surge como o grande desafio de intervenção no exterior. Foi criado um grupo de ajuda Mútua com os técnicos de geriatria do C.S.S. com uma grande adesão por parte de todos, de periodicidade quinzenal, onde se privilegia o auto-conhecimento e troca de experiências e saberes.
No seguimento dos contactos e da colaboração com o IEFP de Gondomar, foi-nos cedida informação acerca de emprego e formação profissional de modo a divulgá-la junto das pessoas nos conjuntos habitacionais da Ponte e Areias, possibilitando o encaminhamento destes para a melhor alternativa, tendo também em conta as necessidades de cada um.
No entanto, atendendo o que aprendi com um mestre acerca de trabalho e da vida associativa, “para intervir efectivamente num bairro é preciso viver nele” o que faz todo o sentido, embora seja a parte mais emotiva.Procuramos um local para habitar, mas já todos tinham “dono”.As ideias para as actividades afluíam permanentemente, assim como o desejo de as concretizar, que crescia á medida que os obstáculos se nos deparavam.
A nível técnico, foi criada toda a estrutura para prestar Apoio Psicossocial quer a nível individual, quer às famílias, em que se prestaria um apoio no sentido de autonomizar e responsabilizar as pessoas pela construção de um caminho produtivo e de realização pessoal. E ainda ateliers de trabalhos manuais como o Arte pelas nossas Mãos, que em conjunto e num espírito de partilha e descoberta, desenvolvemos o que de mais bonito e criativo sabemos fazer. Desde bonecas de trapos, sabonetes pela arte do guardanapo, tricot, crochet, quadros em ponto de cruz, tapetes e almofadas em esmirna, apliques em vidro, velas e roupas, bem como pinturas em diversas superfícies.Estava tudo pensado, só faltava o espaço… eis senão quando, nos deparamos com duas associações ávidas de actividades e cheias de vontade de concretizar uma série de iniciativas para promover o local em que residem, e pelas pessoas com as quais se cruzam diariamente. Foram elas a Associação Desportiva e Recreativa da Ponte de Rio Tinto e a Associação Desportiva e Cultural dos Moradores das Areias.Foi fácil perceber que não nos tínhamos cruzado por acaso, e que os nossos objectivos, interesses e destinatários eram idênticos, e que o caminho por ambos traçado seria mais frutífero resultando numa união de esforços e recursos para a concretização do grande objectivo de - AJUDAR O OUTRO.
Joana Rebelo – Conselheira Psicossocial

Areias Sem Drogas: Grupos de Auto Ajuda
A 17 de Maio iniciam-se as primeiras sessões dos Grupos de Auto Ajuda, é o culminar de um objectivo programado no início das actividades do Projecto Interagir. Esta iniciativa está voltada para a população toxicodependente em recuperação da área de intervenção do Interagir, assim como para o resto do território da Freguesia de Rio Tinto no geral.Para materializar esta acção foi necessário realizar um protocolo com o CAT de Gondomar; assinado pelo representante do IDT (Instituto da Droga e Toxicodependências), e pelo presidente do CSS no mês de Abril. Dentro da harmonia do acordo de cooperação, o Interagir, compromete-se a realizar grupos de ajuda com toxicodependentes em recuperação, encaminhados pelo CAT, semanalmente, para o espaço cedido pela Associação Desportiva e Cultural dos Moradores das Areias; realizar o acompanhamento a famílias com elementos toxicodependentes e informa-las das instituições de apoio da rede terciária; apoiar, acompanhar e encaminhar no sentido da reinserção sócio profissional indivíduos integrados em programas de tratamento de toxicodependência; informar, encaminhar e auxiliar jovens consumidores e suas famílias no âmbito da reinserção social. O CAT, deverá encaminhar, segundo orientação terapêutica, utentes para os grupos de auto – ajuda; ceder informações acerca das respostas sócio sanitárias e terapêuticas, instituições de acolhimento e projectos de reinserção, para que possam ser divulgados no grupo de apoio ou junto de quem as procure; sinalizar as situações passíveis de serem acompanhadas no âmbito do Projecto Interagir, garantindo sempre o sigilo; divulgar os grupos de ajuda sempre que possível e necessário. O Conjunto Habitacional das Areias é o espaço privilegiado, o epicentro onde queremos intervir com estes Grupos de Auto Ajuda.Sabemos que com este passo vamos abrir uma nova frente de intervenção sócio comunitária, e que o trabalho com os grupos é um objectivo que se realizará a médio prazo. Os Grupos de Auto Ajuda no campo da toxicodependência assim como noutros grupos, só progridem se conquistarmos a população. Neste momento realizamos uma pequena campanha de propaganda em alguns locais do Município, sem esquecer a divulgação no CAT Gondomar.Porque almejamos as Areias Sem Drogas, mais uma vez o Projecto Interagir prossegue os seus objectivos, as etapas que desenhamos vão sendo concluídas com sucesso.A Equipa do Projecto Interagir.
posted by Projecto interagir - CSS @ Segunda-feira, Maio 15, 2006

1 comentário:

ESTÚDIO SERRAMAR disse...

Grupo 12 Passo – partilha de voz

Reuniões:

De 2ª à 6ª das 12:00 às 14:00 hs. e de 2ª a 2ª das 22:00 às 24:00 hs.

Segue as informações para acessar o grupo:

Para Baixar o programa vá em dowloand no link abaixo

https://commerce.paltalk.com/mpt/MyPalTalkHome.jsp

1. Depois de baixar o programa e coloque seu NickName e seu Password, caso não os tenha, ao abrir o Paltalk basta clicar em: NewUser? Get a Nickname, ou registre-se pelo site do Paltalk

2. Após o Login basta ir em: Action -> Join a Chat Room

3. Para localizar a sala vá em: Health Related and Body Overcoming Addiction NA 12 passos
Lembre-se: O nome só aparecerá se a sala estiver aberta

4. Uma outra forma de localizar a sala é ir em: Chat Rooms e colocar
no campo ao ladoa palavra: NA Grupo 12 passos (esta é mais fácil de entrar).







Grupo 12 Passo – partilha de voz

Reuniões:

de 2ª a 2ª das 22:00 às 24:00 hs.

Segue as informações para acessar o grupo:

Para Baixar o programa vá em dowloand no link abaixo

https://commerce.paltalk.com/mpt/MyPalTalkHome.jsp

1. Depois de baixar o programa e coloque seu NickName e seu Password, caso não os tenha, ao abrir o Paltalk basta clicar em: NewUser? Get a Nickname, ou registre-se pelo site do Paltalk

2. Após o Login basta ir em: Action -> Join a Chat Room

3. Para localizar a sala vá em: Health Related and Body Overcoming Addiction NA 12 passos
Lembre-se: O nome só aparecerá se a sala estiver aberta

4. Uma outra forma de localizar a sala é ir em: Chat Rooms e colocar
no campo ao ladoa palavra: NA Grupo 12 passos (esta é mais fácil de entrar).

comitê de serviços do grupo 12 passos de Narcóticos Anônimos