quarta-feira, 2 de maio de 2007

Actividades de 22 a 26 de Maio

Segunda-feira, Maio 29, 2006
Na semana de trabalho de 22 a 26 de Maio, o Projecto Interagir, realizou as seguintes actividades.

Ao principiar a semana, no dia 22, segunda – feira, Paulo Fidalgo, membro da Equipa Interagir, em conjunto com a Equipa do RSI, e o Coordenador de Projecto Atípicos, realizaram uma visita ás instalações do CNAI (Centro Nacional de Apoio ao Imigrante).
O objectivo, desta oportuna visita, foi conhecer o local que presta apoio aos imigrantes como se fosse uma Loja do Cidadão. Prestam apoio nas áreas da saúde, emprego e legislação. Para a Equipa do RSI, foi uma visita muito útil, que se proporcionou pela iniciativa do Projecto Interagir; apesar a maioria dos utentes do RSI, serem pessoas de nacionalidade portuguesa, Portugal é um país que recebe imigrantes desde á duas, três décadas, o que origina sempre, que existam legalizações a direitos adquiridos no caso de se perder o emprego.

No dia 23 de Maio, foi realizada mais uma acção de Promoção da Cidadania, com a iniciativa “Dia da Saúde”. Desta vez a equipa de enfermagem do Centro de Saúde de Rio Tinto, mobilizada pelo Projecto Interagir, realizou os habituais testes de rastreio e despistagem (Diabetes, peso, tensão arterial). Durante a acção foram atendidas 35 pessoas, das 16:00 horas ás 18:00 horas. Alguns dos participantes vieram de longe, com Gondomar. Esta actividade demonstra que o trabalho cívico está vivo, no campo da saúde nomeadamente, e que as populações necessitam de apoios deste género, pois o acesso a este cuidados nem sempre é rápido nos centro de saúde, por outro lado, existem aqueles que não têm hábitos de realizar estas acções preventivas. O Projecto Interagir, procura mudar, com acções deste tipo, comportamentos de absentismo em relação á saúde pessoal.

No dia 24 realizou-se uma sessão de cinema no Conjunto Habitacional das Areias. Estava previsto apresentar o filme “Os Filhos da Droga” de Chistianne F, contudo devido a problemas técnicos, foi exibido a cerca de 20 pessoas, nas instalações da Associação de Moradores o filme “Cidade de Deus”. A temática difere um pouco do primeiro filme, mas aborda a problemática relacionada com o mundo dos traficantes de droga. A exibição deste filme, enquadra-se nos recém criados grupos de auto ajuda para ex- toxicodependentes. Procuramos com esta acção alertar a população para a importância e fomento deste tipo de grupos, pois toda a ajuda, e esforços que se façam para combater este mal social é um importante contributo para a comunidade local.
posted by Projecto interagir - CSS @ Segunda-feira, Maio 29, 2006

Sem comentários: